16 de maio de 2023
A Petrobras anunciou nesta terça-feira 16 a sua nova política de preços para gasolina e diesel. A medida, na prática, coloca fim ao modelo de paridade internacional, atrelado ao dólar e ao mercado global de petróleo.
O anúncio da empresa já havia sido antecipado na semana passada pelo presidente da estatal, Jean-Paul Prates, que deu indicações de qual seria o novo modelo adotado. A oficialização, porém, ocorreu apenas nesta terça com a publicação de um fato relevante ao mercado.
De acordo com o comunicado, a regra que estava em vigor desde 2016, que acompanhava as flutuações do mercado internacional sem qualquer intervenção deixa de vigorar. O novo modelo de preços, diz o documento, levará em conta o ‘custo alternativo do cliente’ e o ‘valor marginal para a Petrobras’.
“O custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos, já o valor marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino”, explica a Petrobras.
Não está claro, porém, qual será o peso de cada um dos dois fatores para a determinação do preço final da gasolina e do diesel. A estatal diz, ainda, que seguirá com reajustes sem prazos definidos, mas que não repassará mais a volatilidade do mercado internacional aos brasileiros.
“Os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”, diz o comunicado da empresa.
Segundo a Petrobras, o novo modelo adotado pela empresa permite que sejam feitos ajustes que levam em conta fatores internos e regionais. A intenção, indica o comunicado, é fazer com que os preços praticados estejam alinhados por polo de venda.
“Com a mudança, a Petrobras tem mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores”, diz um trecho do fato relevante.
“Vamos continuar seguindo as referências de mercado, sem abdicar das vantagens competitivas de ser uma empresa com grande capacidade de produção e estrutura de escoamento e transporte em todo o país”, destaca o presidente da Petrobras, Jean-Paul Prates, em nota.
O modelo apresentado nesta terça-feira, importante mencionar, estaria em linha com o prometido por Lula (PT) durante sua campanha eleitoral. Naquela ocasião, o petista prometeu acabar com a dolarização dos combustíveis brasileiros e ‘abrasileirar’ os preços.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |