A primeira pauta nacional do MPA, construída no ano de 1998 já trazia a reivindicação de um programa de habitação camponesa, por que trazíamos esta reivindicação?
As políticas neoliberais e o abandono das famílias no campo geraram um empobrecimento, que se manifesta diretamente nas casas das famílias camponesas, e quando a casa esta ruim reflete diretamente na autoestima da família, na qualidade de vida, na permanência da juventude no campo. Portanto a habitação camponesa é uma política estratégica para conter o êxodo rural e melhorar a qualidade de vida das famílias no campo.
No ano de 2002 conquistamos um primeiro projeto piloto que garantiu a construção de 2032 casas no estado do Rio Grande do Sul, por mais que o próprio governo da época acreditasse que não daria certo, o projeto foi um sucesso. MPA ganhou vários prêmios nacionais e internacionais pelo êxito do programa, foi a primeira vez na história do Brasil que se construíram casas com recurso público nas comunidades camponesas deste país.
Até o fim do ano de 2018, o MPA já havia concluído a construção de cerca de 13 900 moradias camponesas em todo o Brasil.
Moradia camponesa conquistada pelo MPA
Casa conquistada por família camponesa no PE