Policultivo em sistema agroecológico de família camponesa
Alimergia associa os elementos da Alimento+Meio Ambiente+ Energia, é um novo conceito em agricultura, pecuária e floresta que procura desenvolver formatos produtivos que integrem de maneira sinérgica1 a produção de alimentos e de energia com preservação ambiental. A alimergia visa a soberania alimentar e energética das comunidades e dos povos de maneira integrada e harmônica com os ecossistemas locais. No entanto, isso só será possível através de sistemas agrícolas de base ecológica, de modo especial a Agroecologia, o que implica em sistemas complexos de policultivos.
Mas alimergia não é só um novo conceito, procurando unir, em um processo produtivo integrado e sistêmico, alimentos, meio ambiente e energia. É um novo paradigma, necessário para responder aos desafios e às exigências objetivas que a comunidade humana e a sobrevivência da vida da biosfera colocam em termos energéticos, alimentares e ambientais, para o presente e, dramaticamente, para a construção do futuro.
Experiencias produtivas com Alimergia nas comunidades camponesas
É a partir desse conceito que os camponeses e camponesas seguem em curso, experiências produtivas que levam em conta os princípios da Alimergia, dentre elas destacamos as microusinas de biomassa, que combinam a produção de alimentos, fonte de energia combustível, e insumos para a agricultura por meio de um ciclo que respeita os tempos do meio ambiente.
Pequenas experiências com energia solar e eólica também estão em curso a partir desse conceito, o aproveitamento do Sol por meio de estufas, terreiros para secagem de grãos também utilizam os princípios da alimergia tornando-se alternativas para a preservação ambiental e a produção sustentável.
Os novos formatos produtivos precisam envolver nas comunidades camponesas (ou rururbanas) muita gente e muito trabalho direto, organizando sistemas industriais flexíveis e descentralizados com circuitos comerciais e distributivos readequados conforme a localização da população. Eles devem redistribuir as pessoas no espaço geográfico, o que traz a exigência da reforma agrária. O novo sistema produtivo é proposta possível e necessária. E o sujeito social qualificado e capaz de construí-lo são os camponeses que resistiram bravamente nas últimas décadas à voracidade destruidora do capitalismo no campo.
Microusina de Biomassa no ES. Espaço onde se produz cachaça e etanol
1 Sinergia é a capacidade de um tipo de produção contribuir e complementar com a produção de outro.