Confira a íntegra da Nota Pública emitida pela Comissão Brasileira Justiça e Paz na última quarta-feira, 26/02/2020, denunciando o grave risco a que o presidente Bolsonaro submete a Democracia no Brasil e conclamando as forças vivas da sociedade brasileira a manifestarem-se em defesa da Constituição.
A Comissão Brasileira Justiça e Paz – CBJP, manifesta sua preocupação e seu inconformismo ante a atitude autoritária incentivada pelo Executivo Federal ao insuflar manifestação contra o Congresso Nacional.
Essa postura de enfrentamento de um Poder sobre o outro afronta a Constituição Federal em seu artigo 2°, constitui crime de responsabilidade, conforme Inciso II, do artigo 85 da Carta Magna e fere gravemente a democracia.
O Estado democrático de direito é essencial à garantia dos direitos humanos e do cuidado com os mais pobres, contemplados na Campanha da Fraternidade, hoje lançada pela CNBB.
A CBJP conclama, pois, a sociedade, o Povo de Deus, as organizações da sociedade civil e as pessoas de boa vontade a se posicionarem em defesa da democracia e pela rejeição a qualquer ato de desrespeito às instituições do Estado brasileiro.
Brasília/DF, 26 de fevereiro de 2020
Secretaria Executiva
Comissão Brasileira Justiça e Paz