Nome referencial na Agroecologia, professor mexicano visitou atividades do campesinato na região norte do estado

Cumprindo agenda junto à Universidade de Passo Fundo (UPF), o professor e pesquisador mexicano Dr. Narciso Barrera-Bassols estendeu sua estada no RS e realizou visita na região norte do RS para conhecer a experiência do campesinato brasileiro praticada pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) nas cidades de Seberi e Vicende Dutra.
Nome referencial para a Agroecologia, o professor Barrera-Bassols é autor de inúmeros livros e artigos, dando especial atenção ao aspecto político inerente à prática agroecológica. No Brasil um de seus livros mais conhecidos é “A Memória Biocultural” (escrito em conjunto com Victor Manuel Toledo), destacando a importância ecológica das sabedorias tradicionais, publicado pela editora Expressão Popular.
Responsável pela elaboração do Plano Nacional de Agroecologia do México e professor na Universidad Autónoma de Querétaro, Barrera-Bassols teve contato no RS com o Centro de Formação da Cooperbio, em Seberi, e visitou a unidade produtiva da família Gonçalves em Vicende Dutra. Em Passo Fundo ministrou conferência denominada “Las tres geografías del Antropoceno del siglo 21: la geografía de la devastación, la de la disputa y la de la esperanza” (confira no video abaixo).