7 de novembro de 2024
Teve início, nesta terça-feira, dia 5, em Juazeiro-BA a primeira etapa da Escola de Formação para o Trabalho Territorial realizada pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). A Escola reúne militantes e dirigentes dos Estados da Bahia, Piauí, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Rio Grande do Norte para aprofundar estudos e compreensões sobre o trabalho com o povo a partir dos territórios.
O Nordeste tem sido cenário de muito debate e disputa política, uma região onde se concentram muitas riquezas naturais, biodiversidade e terras férteis mesmo tendo clima de semiaridez. É no Nordeste onde metade do campesinato se encontra, é no Nordeste que projetos do capitalismo tem se alastrado, destruindo sua biodiversidade e pondo em risco a saúde e a vida de sua população. O Nordeste que tem em sua história as lutas camponesas, sendo assim um território fértil e potente para a organização social das massas.
Com estes desafios, a escola tem por objetivo geral iniciar a preparação de um grupo de militantes e dirigentes para atuar no trabalho territorial comprometido com a construção do poder popular, compreendendo também o conjunto de tarefas implícitas nos processos de formação e na ação política do nosso Movimento frente à construção estratégica.
Os/as participantes desse processo, diante da organicidade do movimento, terão entre outras tarefas, a de organizar no seu território um grupo de lideranças/militantes e acompanhá-los/las, cotidianamente, conforme planejamento e compreensão do seu papel de educadores/as populares e coordenadores/as territoriais da formação. Neste caminhar, devem assegurar a dinâmica organizativa do MPA e o desenvolvimento prático dos fatores e eixos do Poder Popular no território.
Diante desse contexto, a Escola objetiva ainda: aprofundar estudos e compreensões sobre a tarefa desses sujeitos no movimento no próximo período, encaminhar a multiplicação da formação regional nos estados para preparar grupos de militantes e dirigentes que estarão com a tarefa de atuar no trabalho territorial, acumular elementos da teoria e da prática para organização e formulação prática do trabalho territorial do MPA nacional no próximo período, contribuir para a retomada e/ou fortalecimento da construção do MPA em todos os estados do Nordeste.
A escola conta com uma programação diversa, considerando os eixos que norteiam o MPA, eixos que são essenciais para atuar no Nordeste como o território semiárido e os desafios do trabalho com o povo, Experiência de Clodomir de Morais e Paulo Freire, agitação e propaganda, entre outros temas. Um momento de estudo e construção do trabalho com o povo.
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