18 de junho de 2024
Ana Flávia Luck
MPA Brasil
Na última semana nos dias 13, 14 e 15 de junho aconteceu o Seminário de Participação Social com Educação Popular da Região Sudeste, na Escola Nacional Paulo Freire – ENPF, em São Paulo – SP. O Seminário teve como objetivo geral a articulação das redes e organizações de educação popular das Regiões do Brasil para a promoção de um programa de participação social com educação popular nos Estados e territórios constitutivos das regiões.
Na busca por ampliar contatos, fortalecer e fomentar redes e organizações de educação popular que realizam processos formativos nos Estados e territórios das Regiões do Brasil; debater a proposta do Programa de Participação Social com Educação Popular nos Territórios; e construir e consolidar parcerias entre as redes de educação popular, instituições de ensino superior e agentes governamentais para potencializar a participação dessas redes na constituição do Programa de Participação Social com Educação Popular nos Territórios.
O movimento esteve presente no evento com participação ativa do companheiro Patrick Pereira, do MPA no Espírito Santo, que levou nossas pautas e defesas da educação do campo e da educação popular. Em relato Patrick destaca que “durante o seminário, foram apresentados a realidade atual da implementação das políticas federais, o orçamento federal e os mapas territoriais. Além disso, conhecemos propostas e estratégias para alcançar os territórios e, juntos, refletimos sobre a proposta do governo. Pudemos também pensar criticamente em novas propostas e ações a serem realizadas pelos movimentos sociais da nossa região, bem como na captura de recursos para essas iniciativas. Todo esse debate continuará em nossos estados, ainda vamos refletir sobre a organização do coletivo diante das atividades que realizamos”.
Como encaminhamento devemos enquanto movimento social avançar nos trabalhos de base nos territórios, para organizar e alcançar a juventude que é nossa base para a educação popular nas comunidades. Fazer mapeamento das redes e organizações em cada estado; construir espaço permanente de encontros e diálogos a nível estadual e regional; fazer acompanhamento e monitoramento da politica nacional de participação social com a educação popular; e garantir a continuidade a comissão regional, constituída em função da preparação do seminário.
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