9 de julho de 2024
É a Juventude Camponesa Semeando Solidariedade e construindo o Projeto Popular
A juventude campesina do MPA de várias partes do Brasil estará reunida até o dia 14 de julho, na nossa Escola Nacional de Formação de Juventude, na comunidade de Daltro Filho, no município de Imigrantes, no Rio Grande do Sul. O encontro iniciou pra lá de animado, e apesar do frio que a juventude fez uma farinhada bonita e aqueceu os corpos e mentes com energia para gastar até o fim do evento.
O encontro da Escola Nacional de Formação de Juventude tem por meta atingir seis objetivos, tais como: contribuir com o processo de animação e formação para continuidade do trabalho com a juventude nos estados; possibilitar estudo e reflexão sobre as mudanças climáticas que vivemos na atualidade, firmando papel e a tarefa do campesinato e a agricultura camponesa como solução; contribuir para o avanço da luta contra a extrema direita; assegurar ação concreta de solidariedade da juventude em territórios do RS impactados pela catástrofe climática; afirmar o compromisso da juventude com a construção de um projeto popular para o Brasil; e proporcionar integração e partilha de experiências entre as juventudes.
Para alcançar tais objetivos, o evento contará com painéis para abordar os seguintes grandes temas:
Análise de conjuntura – Explicar o que é uma análise de conjuntura. Trazer as questões dos movimentos populares e a participação social no governo Lula na perspectiva da luta de classes, o antagonismo do agronegócio e do campesinato. A partir, inclusive, da relação entre o governo e o sistema financeiro mundial. Com elementos do trabalho com o povo, a questão ambiental, trazendo o que ocasiona as mudanças climáticas. Apresentar o mapa do estado, onde foi atingido pelas cheias, com a certeza de que frente a emergência Climática a saída é a Agricultura Camponesa
Histórico e Atualidade do MPA (estratégia e plano quinquenal) – abordar a trajetória do Movimento dos Pequenos Agricultores desde sua origem até os dias atuais. Iniciando com uma análise do contexto histórico que levou à sua formação, os fundamentos e princípios que orientam a atuação do MPA, como a defesa do campesinato e da agroecologia. destacando as contribuições do movimento para o campesinato e a justiça social no campo, assim como os desafios e conquistas enfrentados atualmente. Oferece uma visão abrangente da importância histórica e atual do MPA na defesa dos direitos dos camponeses e na promoção de uma agricultura mais sustentável e solidária. Trazendo elementos da estratégia e do Plano quinquenal do Movimento.
Marcos históricos da Juventude no MPA – Nova Geração Camponesa, na construção de Poder popular – Trazer os processos históricos da juventude no MPA, somos um movimento jovem e o rosto jovem foi afirmado em nosso II Encontro Nacional, trazer esses elementos, com as tarefas que a juventude cumpriu e cumpre em nossa organização. Construir uma análise dos desafios e oportunidades enfrentados pela nova geração camponesa. Entendendo o que estamos tratando como uma nova geração de camponeses. Serão abordados temas como acesso à terra e recursos naturais, adoção de tecnologias agrícolas e práticas sustentáveis. O espaço visa discutir o papel desses jovens na Soberania Alimentar, na preservação ambiental, enfatizando a importância da organização coletiva para superar os desafios atuais. Contextualizar o debate que o MPA vem fazendo sobre a Nova Geração Camponesa, para superar a tese de sucessão Rural, rompendo com barreira que tem no próprio campesinato com o Marxismo, o patriarcado, racismo, entre outros preconceitos. Construindo o Caminho para o Poder Popular, afirmando que a Construção de uma Nova Geração Camponesa é a construção de sujeitos Revolucionários.
Memória do MPA em uma Jornada Socialista – Trazer a história do MPA contada por companheiras e companheiros que vivenciaram os processos de luta, desde o acampamento, mas também militantes que acompanha o movimento desde o princípio, contar os processos estudo desde o acampamento da seca no Rio Grande do Sul, as primeiras articulações o primeiro encontro nacional, o segundo, terceiro, a nacionalização do Movimento, o Congresso Nacional, as lutas importantes, as conquistas, o encanto do MPA na mística de uma Jornada socialista, com fotos se possível de algumas Lutas, da habitação, das formações, firmando o tripé Organização, Formação e Luta.
Mudanças Climáticas e Agricultura Camponesa – Uma reflexão sobre o que ocasiona a crise climática, por que estamos vivenciando essa crise climática tão desastrosa no planeta com catástrofes que destroi comunidades inteiras que ameaçam a vida no planeta, trazendo alguns dados científicos, com estudos apresentados de forma dinâmica para a juventude. Ocasionada pelo modo de produção capitalista pela exploração da natureza fazendo essa denúncia desse modo de produção que coloca a humanidade em risco, apresentar a nossa proposta uma nova matriz produtiva a Agroecologia, que a agricultura camponesa é capaz de fazer o enfrentamento às mudanças climáticas garantindo o esfriamento do planeta com preservação ambiental. E não as “saídas” do capital onde tudo se transforma em lucro mercantil. Apresentando o antagonismo de classe que se tem entre a agricultura camponesa e o agronegócio.
Reunião dos GB para fechar o nome da Escola – Momento para os GB Fazer o estudo dos nomes que são propostos para firmar o nome da escola, realizando a leitura de uma síntese da contribuição histórica que companheiras os companheiros deram nessa questão da luta ambiental. Estudar todos e eleger um para ser homenageado com essa Escola Nacional de Formação de Juventude do MPA.
Metodologia da Campanha – Um momento para apresentar a ação do MPA e de outras organizações no Rio Grande do Sul, trazer a missão de sementes solidariedade com os objetivos da missão, as metas, a nossa contribuição, a nossa solidariedade camponesa. Apresentar como surgiu porque foi criada, como a Missão semente de solidariedade está contribuindo para a reconstrução do Rio Grande do Sul com a distribuição de sementes e mudas para as famílias camponesas no interior do estado que foram afetados gravemente pelas enchentes Está apresentando um mapa onde a missão vai estar atuando, a metodologia utilizada na missão, de abordagem como dialogar o processo de levantamento dos dados e as luta que estão fazendo para pressionar o governo, contribuindo para a reconstrução da agricultura camponesa no estado. está firmando o chamado para quem tem interesse e disposição em contribuir, o convite está feito.
Ato de Campanha com diversas organizações – Fazer um ato político iniciando com mística e animação ter falas curtas e sintéticas das Organizações que compõem a Missão Sementes de Solidariedade apresentando a importância da missão e desse processo todo de solidariedade de reconstrução do Rio Grande do Sul. Mas também no desafio de enfrentar as mudanças climáticas, de enfrentar o modo de produção capitalista e a tarefa que nós temos na questão ambiental, que está na centralidade na luta de classes.
Tarefas da Militância do MPA, Organicidade e Método de trabalho com a Juventude –Trazer um contexto das tarefas cada militante do movimento, um pouco da Organicidade do MPA, e apresentar o método de trabalho com a Juventude do MPA, como se organiza do Coletivo de Juventude do MPA, as tarefas que a juventude pode estar desenvolvendo nos territórios, dialogando com o nosso objetivo estratégico que é organizar a juventude para organizar as massas. Com a dinâmica de interação, descontração e apresentar de forma simples mais com a responsabilidade as tarefas que temos no movimento e que qualquer um possa estar assumindo, estar contribuindo naquilo que gosta de fazer e principalmente organizar o povo nos território a partir do território construindo os fatores de poder popular.
Comunicação camponesa e cultura camponesa – A comunicação camponesa é importante pra gente estar contraponto às grandes mídias das Fake News que é o meio que a direita utiliza para estar bombardeando com informações. Então trazer elementos da comunicação de como a gente “fura a bolha” qual a importância da comunicação popular, de mostrar aquilo que estamos fazendo, apontando as nossas tarefas no próximo período, fazendo assim nas embate nas redes sociais, a contra hegemonia, como podemos potencializar uma ferramenta que temos em Cultura Camponesa; nossas mãos? Trazer elementos da nossa cultura camponesa, contrapondo a indústria cultural que o agronegócio implantou na sociedade e como a gente preza pela nossa cultura na sua diversidade espalhada por cada canto do país, uma forma de diálogo com povo, com a juventude, através do teatro, da música, da poesia e de muitas outras expressões culturais, através da Cultura fazer o processo de organização do povo nas comunidades e nos territórios.
Introdução sobre agitação e propaganda – Fazer uma breve apresentação do que é agitação propaganda, trazendo os conceitos básicos, bem sistematizados da Agitação e propaganda, como surgiu, e que possamos utilizar como ferramenta de organização articulação e agitação do povo, transmitindo a nossa mensagem e denunciando os nossos inimigos. As formas de agitação e propaganda, a música, o teatro, as falas, os desenhos, os jogos, enfim, trazer elementos da agitação e propaganda como podemos utilizar na organização da Juventude na organização e na luta do povo. Apresentar jogos teatrais que possamos estar fazendo em nossos territórios nos trabalhos com a Juventude, com o povo nas comunidades, utilizando dos jogos teatrais como dinâmica de apresentação, descontração, explicando conteúdos através dos jogos do teatro. Apresentado como o MPA, o Campesinato atua com a agitação e Propaganda.
Encerramento – Com intuito de fazermos uma prosa de avaliação da Escola dos pontos positivos, pontos negativos, para podermos ir melhorando nas próximas atividades como práxis de toda atividade do movimento; apresentar a síntese da escola com a equipe de sistematização, estar apresentando os principais elementos pontos de discussão as afirmações que fazemos; apontar os encaminhamentos, os próximos passos enquanto juventude do MPA; e o encerramento místico com muita animação, com afirmação da nossa solidariedade camponesa na construção de um projeto popular para o Brasil.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |