El Niño causa fome nas populações do Sul Global
Este ano, sua intensidade é tão grande que os cientistas lhe deram um novo apelido: Godzilla.
Uma metáfora plausível, exceto pelo fato de que o rei dos monstros de Ishirô Honda desencadeia o inferno com seu hálito atômico. Este, por sua vez, desencadeia três furacões simultaneamente no Pacífico. O evento extremamente raro, ocorrido no início do mês, felizmente não causou grandes danos.
A aparência climática natural e cíclica El Niño retornou em junho, perturbando ainda mais um clima já afetado pelo aquecimento, ao aumentar as temperaturas da água superficial no Pacífico equatorial em vários graus em algumas áreas.
As anchovas (pequenos peixes salgados, geralmente conservados em sal ou óleo) abandonaram as águas superficiais para sobreviver em maiores profundidades. Embora a temporada de pesca tenha terminado oficialmente no mês passado, as embarcações já fizeram um parada de se aventurar em alto mar desde maio, quando foram capturadas cerca de 32.800 toneladas, em comparação com 1,3 milhão de toneladas no ano passado, segundo dados do Ministério da Produção do Peru.
Este desastre econômico para os pescadores, imposto à permanência no porto, causa uma ocorrência na cadeia: as anchovas são matéria-prima para a farinha de peixe, usadas para alimentar animais de criação e nutrir o solo.
HONDURAS EM ESTADO DE EMERGÊNCIA
Portanto, mais ciclones sobre os arquipélagos da região, seguidos por chuvas mais intensas em outros locais, como na Índia, ondas de calor e secas devastadoras no leste e sul da África, mas também na América Central e, inversamente, ondas de frio, por exemplo, na Papua-Nova Guiné.
Para os povos do chamado Sul Global, as mais vulneráveis a esses choques climáticos, uma crise alimentar que já se anunciava parece terrível.
E isso é apenas o bolso.
O El Niño continua a se fortalecer em agosto e agora tem 75% de chance de se tornar o mais poderoso já registrado entre outubro e dezembro, anunciou a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) em 10 de setembro. Embora seu pico de intensidade seja esperado para o final do ano, as consequências já são generalizadas no Hemisfério Sul.
Nas praias do norte do Peru, carcaças de pelicanos, pinguins-de-humboldt e outras aves marinhas jazem aos milhares na areia. Mais ao sul do país, leões-marinhos letárgicos, com os corpos emaciados.
A mesma mortandade em massa no mar. Como maior produtor mundial de anchovas, Lima viu seus estoques entrarem em colapso devido à temperatura da água do mar, que chegou a atingir 6 °C acima do normal em alguns locais.
Ao longo de vários milhares de quilômetros de território, em Honduras, Franklin Almendares fica sem palavras.
“Francamente, este ano está sendo extraordinário”, lamentou o coordenador-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (CNTC). “Enquanto falo, já se passou quase onze meses desde a última chuva por aqui.”
As raras gotas que caíram sobre o solo rachado não fizeram diferença. Além da mudança nos padrões de chuva, há uma seca extrema e a temperatura é 10 °C acima do normal em alguns lugares.
O Corredor Seco, esta vasta zona árida da América Central, presente em Honduras, está se espalhando em ritmo frenético para municípios que antes haviam sido poupados.
Consequentemente:
“As primeiras semeias não puderam ser realizadas este ano. As segundas, conhecidas como semeias de reforço, deveriam ocorrer agora, entre agosto e setembro. Por enquanto, nada também. A situação é tão grave que mais de 350 mil produtores hondurenhos não cultivaram nada.”
A maioria das famílias afetadas são pequenos produtores de baixa renda que obtêm seu sustento de seu próprio trabalho. As perdas afetaram todos os setores: milho, feijão ou sorgo, mas também a produção de leite, carne e ovos.
“Muitos animais morreram, vacas, ovelhas e cabras”, relatou Franklin Almendares durante suas viagens pelas áreas afetadas.
Assim como o Peru, o Equador, a Colômbia, o Panamá (onde entrou em vigor restrições à navegação no canal de mesmo nome), a Bolívia e El Salvador, Honduras declararam estado de emergência.
Totalmente ocupados em servir aos interesses dos Estados Unidos na região, como as autoridades alegam ter sido “pegas de surpresa”, embora o El Niño já tenha sido anunciado meses antes. A crise não foi prevista e o governo está respondendo com sim, em massa, em vez de ajudar os camponeses.
Por isso, o coordenador do CNTC está fazendo campanha para coletar sementes de outras comunidades menos afetadas e redistribuí-las às mais vulneráveis, para que possam acumular reservas escassas e, assim, se alimentar adequadamente. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que cerca de 2,2 milhões de hondurenhos correm risco iminente de insegurança alimentar.
Assim como Franklin, Micherline Islanda Aduel, membro da Cooperativa da Via Campesina no Haiti, está desesperada com o “aumento da seca e um déficit de chuvas sem precedentes”, mas, paradoxalmente, teme a menor garoa:
“A terra ficou tão seca que, se chover, causará inundações.”
A ativista haitiana conseguiu recuperar menos de 30% dos investimentos feitos este ano em suas terras. Embora as plantações de inhame e taro estejam resistindo, não haverá plantio de feijão em 2026. Aqui também, “sem ajuda do Estado, temos que nos virarmos sozinhos” em um país assolado pela corrupção e pela violência de gangues.
Para compensar as perdas e alimentos de sua comunidade, a Micherline obtém suprimentos do mercado, onde os preços estão subindo semana após semana .
Outros já não têm condições para isso. Então, replantam em solo seco e “deixam nas mãos de Deus, esperando que a chuva caia”. “Vou esperar antes de semear, para não perder nada. Tentando ser realista em relação ao El Niño e à aceleração das mudanças climáticas.”
Mais de 50 milhões de pessoas correm o risco de cair em situação de fome aguda até o final de 2027.
Embora nenhum estudo científico tenha sido previsto até agora uma ligação direta entre as duas especificidades, “o terrível filho do Pacífico”, como é chamado, está, na verdade, sobreposto a outras crises preexistentes.
A crise climática, clara, seguida da crise energética provocada pela guerra, ainda em curso, no Oriente Médio e pelo encerramento do Estreito de Ormuz. Como os houthis acabaram de tomar o Estreito de Bab el-Mandeb, na costa do Iêmen, para bloqueá-lo também, os preços dos combustíveis estão disparando, o fornecimento de fertilizantes em todos os continentes está profundamente desestabilizado e, no continente africano, a já grave crise agrícola e humanitária está se intensificando.
E agora, o El Niño chega para coroar tudo isso.
A PIOR SECA DOS 40 ANOS ESTÁ EM ANDAMENTO

Foto: Julie David de Lossy – MSF
Em Darfur (Sudão), onde 5,6 milhões de pessoas foram deslocadas pela guerra, muitas delas enfrentam a fome, o Programa Mundial de Alimentos relata a pior seca em curso em quarenta anos. O sistema agrícola do Sudão foi destruído e novas ondas migratórias são esperadas nos próximos meses. Esses refugiados climáticos estão presentes em grande número na África Oriental, mas também na África Austral. Milhares de mulheres e crianças angolanas estão fugindo da seca no sul do país, rumo à Namíbia. Lá, onde acampamentos improvisados superlotados se multiplicam, a Anistia Internacional alertou neste mês para numerosos casos de maus-tratos e expulsões forçadas.
No Zimbábue também, “as mulheres e os jovens são afetados de forma desproporcional pelos efeitos secos”, lembra Patience Shumba, coordenadora de programas da organização de agricultores Zimsoff.
Diante da escassez de água para uso doméstico, para o abastecimento do gado e para a produção de alimentos, são elas, principalmente as meninas, que se veem obrigadas a percorrer distâncias cada vez maiores para buscá-la, às vezes a mais de 10 quilômetros de suas casas.
Segundo ela, espera-se que o El Niño cause uma queda de 70% na produção de milho em seu país e uma queda de 30 a 40% na produção de cereais tradicionais, o suficiente para provocar um choque inflacionário nos mercados.
Assim, as previsões climáticas poderão agravar a insegurança alimentar em 45 países já fragilizados, de acordo com uma análise do PMA (Programa Mundial de Alimentos).
Até o final de 2027, quase 50 milhões de pessoas adicionais corrigem o risco de cair em situação de fome aguda, incluindo 24 milhões de africanos. Nenhuma lição foi aprendida com o ciclo anterior, em 2023-2024, ao final do qual quase 68 milhões de pessoas foram afetadas pela seca.
A atual, assim como as outras, revela uma crise sistêmica do capitalismo. Basta adicionar um grão de areia aqui, remover um pedaço ali, e o mecanismo trava. Só que desta vez, Godzilla pode descarrilá-lo completamente.
Artigo escrito por Antoine Portolés, publicado inicialmente no jornal L’Humanité
