7 de agosto de 2019
Por Érica Santos / Comunicação MPA
A luta pela soberania hídrica vem produzindo conquistas no estado Bahia. Fruto da luta do MPA, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento – EMBASA, inicia nessa semana as obras do sistema de abastecimento de água potável, para atender 30 famílias do Assentamento Terra Nossa no município de Ponto Novo/Bahia.
trator inicia obra que levará água encanada para o assentamento Terra Nossa. Foto Comunicação MPA
A conquista da água encanada se materializou após a luta e a organização das famílias camponesas que para alcançar esse objetivo interditaram por noves meses a obra de construção da adutora que interligará o sistema de abastecimento de água entre as barragens de Ponto Novo e Pedras Altas.
Segundo Edvagno Rios camponês e militante do MPA que esteve acampado durante a luta por água nesses últimos meses, afirma que “o movimento só desocupou o local quando o governo deu a garantia por escrito, da construção da obra para atender a comunidade”, relara Edvagno.
A luta pela água já faz história em território baiano.
Confira o Dcumentário: “Água Encanada: Quem Tem Sede Tem Luta”, que relata a história das famílais organizadas pelos Movimento dos Pequenos Agricultores-MPA que conquistaram água encanada após 123 dias de ocupação e acampamento. veja aqui.
Edição Bruno Pilon