30 de julho de 2024
Além da demanda por reconhecimento profissional, a Caravana apontou a importância de parcerias com as prefeituras e a necessidade de fortalecer a luta contra o fechamento das escolas do Campo no território.
Por Voz Camponesa. Fotos MPA
A Caravana da Educação do Campo “Nas trincheiras dos saberes erguendo construtores para o futuro” é uma iniciativa idealizada pela Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências Agrárias (LEDOC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que tem trabalhado na construção de uma grande rede de educadoras, educadores e educandos do campo, buscando fortalecer os saberes camponeses na educação brasileira.
A Caravana buscará percorrer os diversos territórios baianos para divulgar as ações da Licenciatura. Entre as pautas da caravana está a pontuação, nos editais de seleções e concursos públicos, da qualificação em Educação do Campo. Isso implica na inclusão de vagas específicas para atuação dos Licenciados em Educação do Campo nas escolas municipais, estaduais, federais e, consequentemente, na inserção nos Planos de Cargos e Carreiras.
No dia 19 de julho de 2024, a Caravana da Educação do Campo reuniu 125 pessoas na Comunidade Quilombola da Laranjeira, em Igrapiúna (BA) no território do Baixo Sul da Bahia. Estiveram presentes estudantes, coordenadores e professores do Colégio Estadual Professor Neilton Lima Moreira, Escola Municipal Idalina, Escola Técnica em Agroecologia Luana Carvalho, representação da Associação Quilombola da Laranjeira, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), APLB de Valença-Ba, APLB de Igrapiúna, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Igrapiúna, representação da Secretaria de Educação do município de Igrapiúna, representação política do Partido dos Trabalhadores de Igrapiúna, representação da Secretaria de Educação e Secretaria de Agricultura do município de Teolândia, representação do coletivo Orobó Potências e do Coletivo Étnico Guerém, representação do Instituto Bioeducar, das comunidades Limoeiro, Tabocas, Sapucaia, Manjerona, Bombaça, Baixa de Areia, Mato Grosso, representante do Núcleo Territorial de Educação-NTE 06, Grupo de Pesquisa Docência, Currículo e Formação e representação do Coletivo de Egressos(as) da Educação do Campo- CFP/UFRB.
Além da demanda por reconhecimento profissional, a Caravana apontou a importância de parcerias com as prefeituras para apoio aos(as) estudantes através da implementação de bolsa permanência destinada aos(as) estudantes, auxílio transporte e a necessidade de fortalecer a luta contra o fechamento das escolas do Campo no território.
No dia 29 de julho, a caravana retornou ao território, reunindo-se com representantes de secretarias de educação dos municípios de Igrapiúna e Teolândia, representantes da secretaria de agricultura de Teolândia, professores da educação básica e movimentos sociais para apontar ações concretas necessárias no que diz respeito ao atendimento das demandas indicadas durante as atividades desenvolvidas no dia 19 de julho de 2024.
Destaca-se que o reconhecimento dos(as) egressos(as) em concursos e seleções públicas está ligado a uma necessidade material, problemática social, política e econômica.
Portanto, a pauta está ancorada na luta por uma Educação do Campo, a qual se configura enquanto um potencial ferramenta na busca pela conexão entre a Escola e a realidade concreta produzida por meio do trabalho, que é o sustentador da vida em todas suas dimensões.
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