27 de setembro de 2016
Mesmo ocupando cerca de 22% de todo o território nacional, o cerrado ainda é tratado como algo invisível, suas mais de 12 mil espécies de plantas, suas populações nativas, vão sendo abocanhadas ferozmente pelo capital que já destruiu cerca de 50% desse território. Com o objetivo de conscientizar a sociedade e fortalecer a luta em defesa desse bioma foi lançado nessa terça (27) em Brasília, a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, que já conta com a participação de 36 organizações de todo o país.
“ Nós sofremos muitos ataques, vemos tudo sendo destruído pelas empresas da soja, da cana, do milho e do eucalipto, mas mesmo com todo o genocídio que estão fazendo com nosso povo vamos continuar lutando”, afirma o Elson Guaraní Kaiowá, liderança indígena do Mato Grosso do Sul que participou do lançamento da Campanha na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil- CNBB em Brasília, para o indígena as empresas são invasoras do agronegócio e trouxeram destruição para o Cerrado.
Cerrado a caixa d’água da América Latina
O tema da água é central na Campanha, afirma Isolete Wichinieski da Comissão Pastoral da Terra- CPT, uma das organizações coordenadoras da ação, “ o Cerrado é conhecido como a caixa d’água do Brasil, é nesse espaço territorial onde nascem as três maiores bacias hidrográficas da América do Sul, a Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata, defender o Cerrado é preservar as águas, é preservar a vida e todos e todas são responsáveis por isso”, afirma Isolete.
A questão agrária também é fundamental no processo da Campanha, a região do Cerrado e seu entorno foram onde aconteceram cerca de 40% de todos os conflitos de terra dos últimos anos, “ não temos como discutir o Cerrado sem discutir o acesso a terra e aos territórios.
MATOPIBA a nova fronteira agrícola do capital no Brasil
Criado em maio de 2015, o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do MATOPIBA, foi elaborado para fortalecer, e avançar com o agronegócio nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O Plano atinge mais de 90% do bioma Cerrado além de partes da Amazônia e Caatinga, a região a tempos desperta a cobiça do grande capital, com solos profundos, terras planas, clima favorável e água em abundância é prato cheio para o capital, ao todo são 143 milhões de ha, que serão destinados a produção para exportação e especulação. Esse Plano se consumado causará a extinção do Bioma Cerrado e toda a diversidade que faz parte dele.
A Campanha reforça a luta territorial dos povos, e é completamente contra esse projeto coordenado pelo Governo Federal, que conta com forte lobby das multinacionais que avançam a todo o vapor na região.
Para Zilmar Pinto Mendes, liderança do Movimento Quilombola do Maranhão ( Moquibom), a invasão dos territórios quilombolas cresce diariamente, ameaçando a vida de uma população que vive no Cerrado por séculos, “ nosso empasse maior é o fazendeiro que entra empurrando cerca em cima de nós, mas quem tem que sair de lá são eles, que chegaram depois. Lá nós estamos valendo menos que um boi, porque o fazendeiro expulsa e mata nosso povo pra plantar capim, estamos numa guerra em defesa dos nossos territórios”, afirma a quilombola.
Conheça mais sobre a Campanha
Promovida por entidades, religiosas, movimentos, e organizações sociais a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, trás como lema “ Cerrado, berço das águas: sem Cerrado, sem água, sem vida”, a campanha irá pautar e conscientizar a sociedade sobre a importância do Cerrado e os impactos que os grandes projetos trazem à região, atuando em várias dimensões, dentre elas a visibilidade à presença da diversidade humana, cultural e natural no bioma, outra é o debate da importância do Cerrado para o conjunto do país e do continente, além de mostrar como todo esse patrimonio está em risco.
Acesse a fanpage da Campanha aqui.
Confira o depoimento do ator Marcos Palmeira em defesa do Cerrado aqui.
Por Comunicação MPA
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |