Audiência Pública na Paraíba denúncia o fechamento das Escolas do Campo no Estado

Foto: MPA

Foto: MPA

A Assembleia Legislativa da Paraíba por meio da Deputada Estela Bezerra, atendendo ao pedido do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) realizou nesta quinta-feira 3 de maio uma Audiência Pública para tratar dos Desafios da Educação do Campo na Paraíba. A audiência foi realizada Comunidade de São José do Bonfim, município de Areia, na Escola Maria Emília Maracaja que é um símbolo da resistência e luta no Estado, com a presença de lideranças dos movimentos sociais, pais, estudantes, educadores e também, o prefeito da cidade, João Francisco Albuquerque.

Foto: MPA

Foto: MPA

A Escola do Campo Maria Emília Maracaja conta com cerca de 50 alunos matriculados do ensino infantil e fundamental além de atender crianças de povos e comunidades tradicionais, porem encontra-se fechada, ela nem foi reaberta este ano, 2018. Ignorando as normas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) onde é assegurado pela Lei 12.960/2014, que a Comunidade Escolar deverá ser ouvida e a Secretaria de Educação do Estado deverá justificar a necessidade de encerramento das atividades da escola, mesmo assim a escola foi fechada.

lana Cecília, jovem camponesa do MPA, afirma, “o MPA está em luta junto com as mães e pais quem tem seus filhos e filhas no Escola Maria Emília pois acreditamos que os camponeses e camponesas tem o direto a uma Educação do Campo, no Campo e para o Campo respeitando sua cultura local, a relação escola comunidade e os saberes tradicionais da comunidade”.

Foto: MPA

Foto: MPA

“O mais triste é saber que outros municípios e outros movimentos estão com essa mesma luta e tem sido ignorado, então propomos à Deputada Estela essa audiência como forma de fortalecer essas lutas de forma unitária, pensando estratégias para vencer essa importante luta e garantir ao sujeito camponês o direito a uma educação contextualizada no e do campo”, relata Tiago Aquino, da coordenação nacional do MPA.

 

Por Comunicação MPA