Semana Popular de Música busca fortalecer a resistência cultural no Sertão de Sergipe

Foto: MPA

Foto: MPA

Neste mês de novembro, quando afirmamos o compromisso histórico de luta com o Dia da Consciência Negra e comemoramos a Emancipação Política do Município de Poço Redondo em Sergipe, o Grupo Raízes Nordestinas, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e o Instituto Nordeste e Cidadania (INEC), realizam no período de 22 a 30 de novembro de 2018 a “I Semana Popular de Música – Na Arte da Resistência”.

Entre os objetivos da Semana, está o de fortalecer o processo de resistência cultural no município e no sertão de Sergipe, possibilitar a população do campo e da cidade acesso a produção cultural protagonizadas por jovens que integram a Escola Popular de Música Raízes e expressões locais, possibilitar integração entre grupos artísticos e culturais, despertar o interesse valorativo das gerações, reconhecer e homenagear mestres da cultura.

Foto: MPA

Foto: MPA

A Semana Popular de Música conta com uma programação bastante extensa e diversificada, sempre adaptada para as realidades das localidades as atividades têm sido realizadas. “No geral, o processo da Semana revela a beleza da construção coletiva, criatividade, resistência e trabalho voluntário, envolvendo artistas e grupos como: cavalhada, samba de coco, pífano, capoeira, xaxado, teatros, aboiadores, poetas, cantadores, artesões – expressões voltadas às diversas artes, e aos diversos gêneros musicais, porem prevalece à força da musicalidade nordestina muito bem representada nas sanfonas, nos sanfoneiros, nos trios de forró pé de serra que se comprometem com a finalização de todas as noite repletas de animação e alegria”, explica Rafaela Alves, da Direção Nacional do MPA.

Foto: MPA

Foto: MPA

Entre as marcas da semana está o encontro entre gerações. Entre os momentos que muito chama a atenção da população está à noite do dia 30 de novembro quando, na Praça de Eventos da Cidade de Poço Redondo, será realizado o Encontro dos Sanfoneiros com diversos homenageados que na oportunidade irão compartilhar com a população suas histórias de vida e de arte.

A realização da Semana Popular de Música conta com o apoio de grupos culturais, artistas locais e da Prefeitura Municipal de Poço Redondo através da Secretaria de Turismo e Cultura, relata Rafaela.

“Não deixe de conferir a programação e venha participar desse momento tão relevante para a história do município de Poço Redondo. É o Raízes Nordestinas: Na Arte da Resistência Camponesa”, convida a jovem camponesa.

 

 

Por Comunicação MPA