Famílias da rede Santo Isidoro Camponês realizam seu V Encontro

Foto: Rede Padre Josimo

Foto: Rede Padre Josimo

A atividade anual aconteceu no último domingo (02/11), no Parque da Gruta Nossa Senhora Aparecida, no Assentamento Roça Nova, em Candiota (RS). Com o objetivo de promover a espiritualidade, integrar as famílias de assentados que estão instaladas em lotes na região e oportunizar momentos de lazer e também de reflexão social, o V Encontro de Famílias reuniu cerca de 100 pessoas que participam da rede Santo Isidoro Camponês, presente nos municípios de Candiota, Hulha Negra e Aceguá.

As atividades iniciaram pela manhã, com acolhida dos participantes e celebração da Missa ao ar livre, onde a natureza abundante do entorno da gruta serviu de “igreja” para a partilha da Eucaristia, ministrada pelo padre Tarcísio Pontel e pelos freis Sérgio Görgen e Wilson Zanatta. Na sequência os presentes participaram de almoço comunitário, dividindo os alimentos uns com os outros. Na parte da tarde foi realizado ato cultural coletivo, com o protagonismo dos assentados que interpretaram canções, trovas e poemas. Ao final do dia todos se despediram em novo momento de espiritualidade, recebendo das mãos dos religiosos a benção da saúde.

Foto: Rede Padre Josimo

Foto: Rede Padre Josimo

O frei Zanatta, que coordenou as apresentações culturais à tarde, enalteceu o encontro, explicando que é um momento em que se aproxima o final de mais um ano e devemos desacelerar a rotina, resgatar nossos atos de afetividade com os demais com quem dividimos a vida em comunidade, harmonizar nossa presença na natureza e refletir sobre o que fizemos e o que podemos fazer para tornar a terra onde vivemos com nossos companheiros e companheiras um lugar melhor, mais justo e mais próximo da fraternidade pregada por Jesus Cristo.

A liturgia da celebração em 2018 ficou a cargo das famílias de Candiota e promoveu a reflexão da parábola do Filho Pródigo, em cuja homilia o frei Sérgio relembrou aos presentes como os primeiros cristãos viviam em comunidade e a forma como Jesus lhes ensinava, através de histórias que refletiam a sua realidade. O filho que deixa a casa do pai para viver as possibilidades ofertadas pelo mundo e depois retorna arrependido, buscando o perdão e recebendo em troca a misericórdia e o acolhimento foram explicadas à luz de exemplificações práticas de como essa parábola pode ser interpretada nos dias atuais.

 

Por Rede Padre Josimo