O Povo Pode: Caravana de Lula pelo Nordeste vira documentário

Produção do audiovisual busca apoiadores através do sistema de crowdfunding

O portal de informação Diário do Centro do Mundo (www.dcm.com.br) em parceria com a TVT (TV dos Trabalhadores), o Instituto Alvorada Brasil e o Canal i Produções estão produzindo um documentário que registra cenas e depoimentos da passagem da caravana de Lula pelo Nordeste, intitulado “O Povo Pode”. O projeto encontra-se em estágio avançado de produção e divulgou um teaser de 10 minutos nessa semana. Os realizadores agora redobram os esforços de divulgação para ampliar o alcance da iniciativa de crowdfunding, para ajudar no custeio do filme.

“No segundo semestre de 2017, um grupo de cineastas e jornalistas independentes, percorreu com o ex-presidente Lula e sua comitiva 58 municípios do Nordeste, com a missão de fazer um longa-metragem inovador e surpreendente”, informa o texto de apresentação na plataforma de projetos do DCM. “Diferentemente de outros documentários que colocaram suas lentes observando os bastidores das viagens ou das campanhas, O Povo Pode é um filme sobre o Brasil profundo, captado ao longo da Caravana Lula pelo Nordeste. É um filme através de Lula. Um filme captado e inspirado no seu olhar.”, complementa.

Uma das personagens que contribui na produção com sua imagem e testemunho é a camponesa Vani Souza, integrante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) em Pernambuco. “Era o encontro de uma gente agradecida, uma festa e uma afirmação de que sonhar e tornar realidade é possível”, relembra a militante. “A caravana do Lula pelo Nordeste reafirma o compromisso seguir sendo possível sermos gente e o filme é a tradução do encontro dessa gente com o que possibilitou concretizar seja pouco ou muito do que sonhamos”, explica Vani. Para ela o filme traz “um olhar do povo nordestino, mas com o rosto de um Brasil”.

 

O Povo Pode é um documentário com alto valor simbólico num contexto político e cultural que demanda um esforço de reconciliação nacional com as causas populares. Uma obra de tremendo valor histórico para o Brasil – e também para toda América Latina, que vive momentos de retrocesso político e de acirramento de uma cultura de ódio. As contribuições se dão a partir de R$ 25,00 e podem ser encaminhadas através do link https://projetoalvorada.dcm.com.br/projetos/o-filme-da-caravana-de-lula-no-nordeste

Uso do dinheiro

Os recursos arrecadados são destinados à produção do documentário de longa-metragem e uma série de reportagens inéditas para a internet que serão exibidos em todo o Brasil e no mundo. O filme será lançado em 2018, antes da eleição, e precisa ser finalizado o quanto antes, já que a legislação eleitoral pode impedir sua exibição durante a próxima campanha presidencial. Enquanto a equipe de cineastas trabalha no filme, o DCM vai exibir 12 trechos desse documentário, acompanhados de análises, de artigos e da opinião de políticos, economistas, intelectuais, artistas e demais personalidades brasileiras. A cada semana o DCM apresentará um depoimento inédito sobre um tema fundamental para o Brasil. Os recursos que agora estão sendo solicitados (R$ 300 mil) serão destinados à amortização de custos dos 36 dias de filmagem; o visionamento e seleção do material captado para roteirização; a elaboração de roteiros (do filme e das 12 reportagens na internet); a edição do longa-metragem e das reportagens; e a composição ou aquisição de direitos de trilhas sonoras originais para compor o filme.