O Mutirão da Esperança Camponesa avança no Recôncavo Bahiano

Mutirão da Esperança Camponesa no Recôncavo Bahiano. Foto: MPA

Mutirão da Esperança Camponesa no Recôncavo Bahiano. Foto: MPA

Iniciou dia 12 de junho em Santo Antônio de Jesus, o Mutirão da Esperança Camponesa no Recôncavo baiano. O trabalho de base foi realizado pelos militantes do MPA junto com o grupo jovem, Força Jovem, ligados a Associação local que atua em cinco comunidades rurais onde foram feitas as visitas, encontros com jovens e participação das rezas e celebrações.

O Mutirão nas comunidades de Tabocal 1, Tabocal 2, Tabocal 3, Bonfim e Bom Jardim proporcionou conversas com as famílias sobre a conjuntura política do país e o papel do Mutirão da Esperança Camponesa. De acordo com José de Jesus, militante do MPA que estava contribuindo com o trabalho de base na região: “cada vez mais o MPA está expandindo, levando esperança para os camponeses e camponesas na Bahia, teve início no dia 12 e terminou 15 de junho o Mutirão no Recôncavo, dialogamos com camponeses e camponesas de cinco comunidades rurais sobre as reformas trabalhistas e previdenciária e sobre a PEC dos gastos que está pré-aprovada”. Para ele, “o Mutirão está sendo realizado com muita formação e reafirmação da cultura popular”.

Juventude na construção do Mutirão.

Juventude na construção do Mutirão.

No processo de preparação do Mutirão está sendo realizado formação política, preparação de militantes e lideranças comunitárias do Recôncavo sobre o que é o Trabalho de Base, os dezessete anos de MPA na Bahia, bem como, a análise da conjuntura política nos dias 09 a 11 de junho. Entre os dias de 12 a 15 de junho, foi realizado trabalho de base em cinco comunidades. E na quinta feira (15), aconteceu o encerramento, que foi um momento místico de integração das cincos comunidades com apresentações do MPA na região e debate sobre as perdas dos direitos, a reforma trabalhista e a previdência como resultado do Golpe e a constante retirada de direitos da Classe Trabalhadora.

Por Comunicação MPA