O FAMA 2018 vai acontecer no Eixo Monumental do Distrito Federal

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Fórum Alternativo Mundial da Água 2018 acontecerá inevitavelmente ao longo do Eixo Monumental, esse foi o recado que a coordenação nacional do FAMA passou ao Governo do Distrito Federal (GDF) na reunião desta quarta-feira (31). O tom decisivo se deve a várias negativas anteriores do governo, que insistiam em ceder espaços mal localizados que, na prática, inviabilizariam a visibilidade que o assunto precisa.

No encontro, outros locais oferecidos pelo GDF como a Granja do Torto, foram considerados isolados e definitivamente rejeitados pelos representantes do Fórum. Outros, como a Universidade de Brasília, não estão totalmente descartados para serem usados, desde que conjuntamente à ocupação do Eixo.

O grupo se encontrará semanalmente para definir os locais e a estrutura necessária para que os participantes, vindos de todos os estados e também do exterior, sejam acolhidos da melhor maneira possível.

O Eixo Monumental foi projetado pelo urbanista Lúcio Costa e aberto em 1960, tem 2,4 mil metros de comprimento e concentra diversos monumentos, como museus, igrejas, órgãos da administração pública e espaços para lazer, como a Torre da TV. Popularmente, é conhecido como o “corpo do avião” no desenho do Plano Piloto de Brasília.

 

Por Comunicação do FAMA