Mutirão da Esperança Camponesa une campo e cidade em Travesseiro

Mutirão em Travesseiro-RS. Foto: MPA

Mutirão em Travesseiro-RS. Foto: MPA

Durante os dias 12 e 13 de julho de 2017, cerca de 40 militantes do Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA, estiveram realizando o Mutirão da Esperança Camponesa no município de Travesseiro, pertencente a Regional Vale do Taquari, Estado do Rio Grande do Sul. O Mutirão percorreu por oito comunidades, sendo elas, Caíru, São Miguel, Barra do Fão, Felipe Essing, Três Saltos Alto, Três Saltos Baixo, São João e Sede do município.

Os debates foram protagonizados pelos militantes, juntamente com as famílias camponesas e as famílias urbanas, abordando uma série de questões que impactam em nossa sociedade, como Reforma da Previdência Social, Reforma Trabalhista, a Defesa da Produção de Alimentos Saudáveis, a Nova Geração Camponesa e a importância da Bolsa para Permanência dos Jovens do Campo, Saúde Popular Alternativa com incentivo de ter uma Farmácia em Casa, além de contextualizar o endividamento das famílias camponesas agravado pela crise econômica, bem como também a Crise do Leite e outros Integrados, o qual é um fator presente na realidade dos camponeses e camponesas da Região do Vale do Taquari.

Ao todo forma 848 famílias contempladas. Foto: MPA

Ao todo forma 848 famílias contempladas. Foto: MPA

Os militantes visitaram 548 famílias do campo e 300 famílias da cidade durante dois dias de atividades, onde contaram com um enorme protagonismo da juventude e das mulheres camponesas.

As reuniões nas comunidades também contaram com a presença de vários artistas locais, do município de Travesseiro, como a Banda Municipal, Coral Municipal, Grupo de Teatro e Dança, além de dupla musical familiar de pais e filhos.

Quem Alimenta o Brasil, Exige Respeito!

Por Comunicação MPA