Mutirão da Esperança Camponesa reaviva a força da organização em mais uma Regional do Movimento em RO

WhatsApp Image 2017-04-29 at 10.51.54

Foram momentos de muita mística e aminação. Foto: MPA

Mais uma Regional do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), no Estado de Rondônia dá inicia as ações do Mutirão da Esperança Camponesa, regado de muita mística e resistência que reaviva, recria e reinventa a organização dos camponeses e camponesas.

Em RO, bem como, nos demais Estados onde o Movimento está organizado esse processo começou ainda em fevereiro. Porém de passo em passo, o Mutirão tem ganhado formas e força. Entre os dias 25, 26 e 27 de abril deste ano, os camponeses e camponesa do Movimento realizaram as primeiras ações do Mutirão na Regional Luzinei Barreto, no município de Vale do Anari.

WhatsApp Image 2017-04-29 at 12.04.06

Os camponeses e camponesas vieram para as reuniões em peso. Foto: MPA

Segundo o jovem camponês do MPA, Alessandro, “visitamos 162 famílias, em 5 linhas do município, como são chamadas as comunidades. As visitas foram realizadas durante o dia e as reuniões nas comunidades feitas na parte da noite do mesmo dia”.

Durante as visitas os militantes do MPA falavam sobre o Movimento e o Mutirão da Esperança Camponesa, assunto que por vezes tornou-se horas de prosa. As reuniões nas comunidades foram realizadas a noite, e entre os temas abordados estão a atual conjuntura do país, a Reforma da Previdência proposta pelo governo não eleito de Temer, a Greve Geral do dia 28/03 e as lutas a serem realizadas no próximo período.

“Foi um espaço de muito ânimo, mística e alegria para nossos militantes e para as famílias visitadas, e como sinal de lembrança do Mutirão, em toda família nos deixamos sementes de milho pipoca crioula”.

Nesta primeira fase do Mutirão da Esperança Camponesa também foi realizado um planejado de fazer e levar o Mutirão em todas as comunidades do município, em todas as regionais do Estado até o mês de setembro deste ano, pois “Quem alimento o Brasil exige Respeito.

Por Comunicação MPA