MPA em Sergipe realiza o Lançamento Estadual da Campanha “Cada Família Adota uma Semente” e recebe intercâmbio de camponeses representando quatro Continentes

Foto: Adilvane Spezia | MPA e Rede Soberania

Foto: Adilvane Spezia | MPA e Rede Soberania

Hoje dia 30 de agosto, na cidade de Poço Redondo está acontecendo a III Feira Camponesa Cultural do MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores com o objetivo de: realizar lançamento estadual da campanha “Cada Família Adota uma Semente”, fortalecer a produção camponesa da região e possibilitar intercâmbio com camponeses representantes da Via Campesina Internacional de quatro Continentes.

Durante toda realização da Feira o movimento organizou debates importantes com a sociedade a respeito da conjuntura do país, o papel do Campesinato, a questão da agroecologia, os agrotóxicos, aprofundando o debate das sementes crioulas, a partir da campanha internacional “Sementes Crioulas: Patrimônio dos Povos a Serviço da Humanidade” de onde nasce a ação “Cada Família Adota um Semente” que está sendo lançada em vários Estados.

Foto: Adilvane Spezia | MPA e Rede Soberania

Foto: Adilvane Spezia | MPA e Rede Soberania

Na feira a população encontrou alimentos agroecológicos, produções de vários gêneros e muitas apresentações culturais protagonizadas, sobretudo pela juventude. Na pratica verificamos a beleza da diversidade, da criatividade e da resistência do Campesinato no sertão de Sergipe.

 

O MPA compreende que é de extrema importância a articulação e a organização dos camponeses no mundo, considerando os desafios que enfrentam no cotidiano para sobrevir em meio aos projetos do capital, assim alimentam a resistência e a luta por democracia, por direitos, por seus territórios, pela recuperação e conservação das suas sementes. Nesse contexto os camponeses do Brasil/Sergipe muito se alegram com a presença dos camponeses de outros países, representando a Via Campesina Internacional de cinco continentes, nesse momento de realização da feira e do lançamento estadual.

Foto: Adilvane Spezia | MPA e Rede Soberania

Foto: Adilvane Spezia | MPA e Rede Soberania

Diante de todo esse cenário cabe ao Movimento fortalecer a organização camponesa, assumir o compromisso de lançar e construir junto aos demais movimentos da Via Campesina e das famílias a campanha “Cada Família Adota uma Semente” que em seu processo engloba várias ações, como lançamento nas comunidades e organização de casas de sementes.

Segue a Feira, com momentos de oficinas de práticas agroecológica, debates, presença de camponeses de vários municípios, apresentações culturais de teatro, música, poemas e participação de artistas locais. Quem participou foi bem-vindo ao Teatro Raízes Nordestinas, localizado na avenida Alcino Alves Costa na cidade de Poço Redondo.

“Madrugada camponesa, faz escuro, mas nem tanto. É preciso plantar!”

 

Por Comunicação MPA