Ciranda do MPA durante o XIX Encontro Estadual em RO. Foto: MPA

Ciranda do MPA durante o XIX Encontro Estadual em RO. Foto: MPA

Mais de 150 camponeses e camponesas do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) em Rondônia, neste fim de semana, 6, 7 e 8 de julho de 2018, realizaram seu XIX Encontro Estadual do Movimento no Estado, o local escolhido foi a Escola José de Anchieta no município de Cabixi.

Um momento de muita mística e animação, mas também de discutir sobre a conjuntura nacional e estadual, dando ênfase para a discussão do projeto que o agronegócio tem para na Amazônia, aponta a camponesa e integrante da Direção Estadual do MPA, Sônia.

Foto: MPA

Foto: MPA

Outro tema que ganhou destaque durante os três dias do Encontro foi os desafios do Movimento e da esquerda brasileira diante da atual situação que destrói os nossos direitos e ameaça o Campesinato, e, a imposição do projeto das elites.

Durante a abertura desta XIX edição do Encontro a juventude camponesa do MPA em Rondônia e da Caravana Nacional da Juventude Camponesa do Movimento “Clodomir de Morais” recuperaram a história de ocupação do Estado, seu povo, sua diversidade, suas lutas e resistência. A programação contemplou ainda uma diversidade de atividades, animação e formação política, reunindo amigos e parceiros de luta do Movimento.

Foto: MPA

Foto: MPA

A Caravana está participando desta edição e nas semanas que antecederam o Encontro realizaram uma série de atividades nas escolas, universidades, feiras públicas e em outros espaços em vários municípios do Estado, também contribuíram nas discussões e na animação do evento a participação de todos companheiros e companheira e também os convidados está sendo um exemplo de comprometimento com as causas sociais, relata Sônia.

 

Por Comunicação MPA