Movimento dos Pequenos Agricultores Manifesta apoio a Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA

By julho 20, 2017nota
Arte #UNILAResiste

Arte #UNILAResiste

Os camponeses e camponesas organizados no Movimento dos Pequenos Agricultores- MPA manifestam seu total apoio ao projeto de educação desenvolvido pela UNILA, que carrega em sua Gênesis um processo autônomo baseando na unidade Latina. Repudiamos qualquer processo deflagrado pelo governo não eleito de Michel Temer (PMDB) que venha descaracterizar ou mesmo impedir a autonomia e os processos de integração que a UNILA proporcionados desde sua fundação em 2010.

Repudiamos a ação realizada na surdina pelo deputado do PMDB Sérgio Souza por meio da Emenda à MP 785 que decreta o fim da UNILA incorporando-a a uma futura instituição que seria denominada UFOPR.

Sabemos que o projeto autônomo e de integração que vem sendo construído pela UNILA incomoda a ordem do capital, pois incorpora em seu cotidiano os saberes dos povos, o direito à uma educação apropriada e sobre tudo a construção de um saber a partir da realidade dos estudantes e das comunidades, a UNILA por meio dos programas de bolsas proporcionados nos últimos governos abrigou e abriga estudantes de vários rincões de nosso país, muitos deles camponeses e camponesas que em nenhum momento precisaram se envergonhar ou esconder suas origens em meio a instituição.

Reafirmamos nosso apoio a UNILA, nos somando aos estudantes e a Reitoria que também se manifestam contra o processo de desmente da Universidade. Defendemos a manutenção de todas as características e metodologia dessa instituição que arduamente vem cumprindo um papel fundamental na unidade dos povos de nossa América.

Pátria Livre

Direção Nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores- MPA

 

2017 ano da Esperança Camponesa

100 anos da Revolução Russa

50 anos da partida física do Comandante Ernesto Che Guevara