Irmã Lourdes Dill cobra respeito à Agricultura Familiar na Câmara de Vereadores em Santa Maria (RS)

Irma Lourdes. Foto: MPA

Irma Lourdes. Foto: MPA

Religiosa recebeu carta de apoio firmada por todos os vereadores presentes, inclusive daqueles que poucos dias antes a criticaram e ofenderam.

A coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill, utilizou a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores, nessa terça-feira (8), para cobrar respeito à agricultura familiar. O objetivo era protestar contra a apreensão de produtos de feirantes pela Vigilância Sanitária, em 14 de abril, e também contra os parlamentares que a criticaram na tribuna nas últimas semanas.

“Lamentamos por aqueles que nos perseguem e nos chamam de irresponsáveis. Estudamos e conhecemos muito as leis e somos a favor do cumprimento das mesmas, desde que sejam justas e a favor da vida, da luta e também dos pequenos e excluídos, entre eles, os agricultores familiares”, disse a religiosa.

Mesmo sem citar nomes, a religiosa fazia referência ao comentário do líder do governo, João Chaves (PSDB), que a chamou de irresponsável frente à gestão do Feirão Colonial, na sessão de 17 de abril. Também não escapou do crivo da religiosa a fala da vereadora Cida Brizola (PP), em 24 de abril, que remeteu o surto de toxoplasmose a alimentos vendidos em feiras.

“Os agricultores estão sendo caçados de forma injusta e ilegal, sendo acusados pela mídia e autoridades como promíscuos e também como possíveis responsáveis pelo surto de toxoplasmose, o que é uma grande injustiça e inverdade, e muito nos ofendeu”, disse a irmã. Ao final do discurso, ela pediu respeito e o direito de trabalhar aos pequenos produtores rurais, sendo aplaudida de pé por todo o Plenário.

Surpresa e foto

Após sair da tribuna, uma surpresa. A coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança recebeu em mãos uma carta de apoio assinada por todos os vereadores presentes na sessão. Os parlamentares inclusive posaram para uma foto com a irmã, incluindo João Chaves e Cida Brizola.

 

 

 

Texto: Maiquel Rosauro | Fotos: Márcia Marinho