Inicia o I Intercambio Global Adote uma Semente, com representante dos quatro Continentes, no Brasil

Foto: Adilvane Spezia | MPA e Rede Soberania

Foto: Adilvane Spezia | MPA e Rede Soberania

Com a participação de delegados e delegadas de nove países, de quatro Continentes, ligados a Via Campesina, inicia nesta quinta-feira 30 de agosto, o I Intercambio Global Adote uma Semente no Brasil. O evento tem por objetivo internacionalizar a nova ação da Campanha Global Sementes Crioulas Patrimônio dos Povos a Serviço da Humanidade, “Adote uma Semente” e se estende até 5 de setembro deste ano.

A Via Campesina a mais de quinze anos tem realizado ações e campanhas contra os transgênicos, as transnacionais e multinacionais, bem como em defesa das sementes, mudas e raças crioulas, entre elas a Campanha que agora é fortalecida por esta Ação.

Foto: Adilvane Spezia | MPA e Rede Soberania

Foto: Adilvane Spezia | MPA e Rede Soberania

“Durante a 7ª Conferência da Via Campesina realizada em julho de 2017 – Derio, na província de Bizkaia, no País Basco -, com a presença de camponeses de 70 países, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e a Associação Camponesa da Corréira (KWPA – sigla em coreano) levaram ao evento a proposta da ação “Cada Família adota uma Semente”, como parte da Campanha Internacional da CLOC – Via Campesina, ‘Sementes, Patrimônio dos Povos a Serviço da Humanidade’, e foi aprovada por todos”, explica Gilberto Schneider, membro do Coletivo Internacional da Via Campesina Agroecologia, Sementes e Biodiversidade. A ação afirma o compromisso com a defesa, o resgate, o melhoramento, a multiplicação e a conservação das sementes, mudas e raças crioulas.

A delegação chegou ao Brasil na noite da quarta-feira (29), e na manhã de hoje (30), se deslocou ao Sertão Sergipano, onde inicia as vivências com os camponeses e camponesas do MPA. A proposta da Intercâmbio contempla ainda o Estado da Bahia.

Foto: Adilvane Spezia | MPA e Rede Soberania

Foto: Adilvane Spezia | MPA e Rede Soberania

Em Poço Redondo (SE) a delegação participou da III Feira Camponesa, Cultural com o Lançamento Estadual da Campanha “Cada Família adota uma Semente” que busca fortalecer a ação internacional da CLOC – Via Campesina, realizado no Espaço do MPA no município, “Teatro Raízes Nordestinas”, com a presença de camponeses, lideranças políticas e religiosos, parceiros de luta e simpatizantes do Movimento. A Campanha “Cada Família Adota Uma Semente” é organizada MPA em todo Brasil, com o apoio da Bizilur – Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento dos Povos – e do Governo Basco.

A programação do dia contemplou ainda um diálogo sobre a Lei de Sementes e a Lei de Agroecologia no Estado de Sergipe, com a participação dos camponeses do Movimento, inclusive Rafaela Alves que esteve 26 dias e greve de fome por justiça no STF, lideranças locais e a Secretária da Agricultura do Estado do Sergipe (Rose Rodrigues), e do representante do mandato popular do Deputado Federal João Daniel (Gismario Ferreira).

Foto: Adilvane Spezia | MPA e Rede Soberania

Foto: Adilvane Spezia | MPA e Rede Soberania

Há noite, o grupo participou da apresentação da Escola Popular de Música Recanto Musical do Sertão, que faz parte do Grupo Teatral Raízes Nordestinas, onde os educandos realizaram a apresentação de músicas, poesias e peças de teatro popular. Encerando à noite, a delegação participou da apresentação do grupo musical, Erinho e os Originais do Sucesso.

 

 

Por Adilvane Spezia – Jornalista e Militante do MPA