Greve de Fome por Justiça no STF: Avaliação médica nº 11

By agosto 12, 2018Uncategorized

Avaliação Médica – 12/08/18

índiceOs seis primeiros ativistas a aderir à greve de fome – Jaime Amorim, Vilmar Pacífico, Zonália Santos, Rafaela Alves, Frei Sergio Görgen e Luiz Gonzaga (Gegê) – chegaram ao 13o. dia sem receber alimentação. Já Leonardo Rodrigues, que aderiu ao grupo com o ato em andamento, chegou ao 7o. dia de greve. O quadro de saúde segue fragilizado, como previsto pelo corpo médico, que tem redobrado a atenção, mantendo acompanhamento permanente, 24 horas por dia.

Hoje se notou – após uma sequencia de intensa atividades que envolveram ato público e recepção de grupos de visitantes – um desgaste físico mais marcante, sendo que três dos grevistas tiveram quadro leve de desidratação, constatado após o retorno do ato em que participaram de celebração em ambiente aberto.

Durante a tarde a equipe médica suspendeu as visitas até as 16 horas para que os grevistas repousassem e, após, passaram a encaminhar um a um para receber terapias localizadas com vistas a diminuir a incidência de fadiga muscular e dores de cabeça.

Toda equipe de apoio esteve atenta também para com os aspectos comportamentais, uma vez que familiares tem manifestado preocupação com os grevistas e, hoje, comemorou-se o Dia dos Pais, uma data que normalmente inspira reações mais agudas. O grupo de psicólogos que acompanha desde o primeiro dia a greve também esteve presente monitorando esse aspecto. Como previsto, a ansiedade e irritabilidade tem crescido diariamente.

Conforme relatado pela médica de família e comunidade, Maria da Paz Feitosa de Sousa, os cuidados em relação ao contato dos grevistas com visitantes estão sendo ampliados, devido à fragilidade crescente que apresentam. Os horários de visita deverão ser restringidos nos próximos dias e grupos maiores evitados, assim como o contato direto de visitantes com os grevistas. A participação dos sete em atos públicos também deverá ser reavaliada diariamente pela equipe de saúde.

Por Comunicação da Greve de Fome