Em preparação ao Congresso do Povo, Região Centro Norte da Bahia realiza Plenária Regional de Formação de Formadores

Foto: MPA

Foto: MPA

Com o objetivo articular a região para construir nos municípios as assembleias e ações preparando o povo para o Congresso do Povo, na última sexta-feira 11 de maio foi realizado em Capim Grosso a Plenária Regional de Formação de Formadores do Congresso do Povo da Região Centro Norte da Bahia. Na ocasião se fizeram presente mais de 150 lideranças de movimentos sociais e partidos políticos dos municípios de Capim Grosso, Queimadas, Quixabeira, Queimadas, Caém, São José, Filadélfia, Monte Santo, Itiuba, Mirangaba, Ourolândia, Serrolândia, Ponto Novo, Senhor do Bonfim, Caldeirão Grande, Nordestina, Cansanção, Jacobina e Antônio Gonçalves.

A plenária foi organizada pelos Frente Brasil Popular, sob a coordenação e participação de diversas organizações de atuação na região sendo elas: MPA, CPT, Levante Popular da Juventude, COOFASPI, ACACACG, AECTEA, PT dos municípios de Capim Grosso e Quixabeira, STTRs dos municípios de Capim Grosso, São José do Jacuípe e Quixabeira, MAM, e representante do mandato dos deputados estaduais Neusa Cadore e Marcelino Galo, bem como, representantes da Secretaria de Agricultura de Capim Grosso.

Foto: MPA

Foto: MPA

A plenária contou com três momentos:

Análise de conjuntura conduzida pela companheira do MPA no Sergipe, Rafaela Alves, que enfatizou a necessidade de fortalecer a organização, formação e a luta, frente as consequências do golpe e nos ataques a Democracia e Soberania do povo brasileiro, a importância de avançar na resistência contra a prisão de Lula, pois o mesmo reuni está simbologia da luta.

A companheira Helen Rebeca da Silva, do Levante Popular da Juventude, abordou a organização do Congresso do Povo, da necessidade da disseminação nos municípios, bairros, comunidades, escolas em todo canto que se encontra o povo, precisamos construir um dialogo a partir dos problemas reais do povo envolvendo ações coletivas como limpeza de uma rua, de uma escola possibilitar a participação efetiva do povo no sentido de fazer refletir sobre o projeto de sociedade que queremos e precisamos.

IMG_3629E, o terceiro momento debateu-se sobre a questão hídrica na região com a contribuição dos companheiros Célio e Amanda, ambos da Comissão Pastoral da Terra. Na oportunidade eles trouxeram os dados sobre os conflitos existentes sendo eles com mineração, parques eólicos, água e o agronegócio.

Ao final da Planária deliberou-se com relação ao calendário das plenárias nos municípios que estavam representados nesta Plenária Regional de Formação de Formadores para multiplicar a formação e o Trabalho de Base, construindo o Congresso do Povo, rumo as plenárias Estadual e a Nacional.

Foto: MPA

Foto: MPA

O Congresso do Povo está previsto para ser realizado no segundo semestre deste ano, 2018, no Rio e Janeiro e busca reunir os debates e construções que estão sendo realizadas em todos os Estados. Para saber mais sobre o Congresso do Povo, como participar e ajudar a construir esse lindo processo, acesse o site da Frente Brasil Popular.

 

Por Comunicação MPA e Frente Brasil Popular Capim Grosso e região norte da Bahia