Dia Nacional da Memória Camponesa: Missa em homenagem aos companheiros Maria Izabel e Derli Casali ocorreu em Monte Alegre-SE

WhatsApp Image 2017-05-01 at 08.18.12

Missa na casa de dona Carmelita, mãe da companheira Maria Izabel. Foto: MPA

O dia 30 de abril é data escolhida para lembrar a Memória Camponesa devido à perda de dois valorosos companheiros de luta, Maria Izabel e Derli Casali. Eles nos deixavam há seis anos em um trágico acidente de trânsito. Maria Izabel e Derli Casali foram exemplos de comprometimento e lealdade com a classe camponesa e suas contribuições para o MPA foram fundamentais para o que o movimento se tornasse o que é hoje.

Para solenizar a vida dos militantes, uma missa foi organizada no endereço onde viveu Maria Izabel, na comunidade de Retiro, município de Monte Alegre-SE. A casa de dona Carmelita, mãe de Izabel, encheu-se de familiares, amigos e companheiros de luta, mesmo em uma manhã chuvosa de domingo, que se reuniram para lembrar a história dos companheiros. Foi o padre Ednaldo quem realizou a missa.

“Izabel continua sendo um exemplo, principalmente nos cantos onde ela passou, na mesma forma que foi Derli” falou o irmão de Izabel, José Haroldo Silva, que foi quem iniciou os primeiros grupos de base do MPA no estado de Sergipe. E continuou: “Esse dia, pra nós, a cada ano que passa, fica mais marcado ainda, por tudo o que estas pessoas representavam no movimento e na vida de muitas pessoas que hoje estão militando aqui no estado e também nacionalmente”.

Luiz Carlos Souza, da coordenação nacional do MPA e amigo próximo de Izabel e Derli que esteve na missa, lembra que “foi momento de relembrar o que os dois companheiros fizeram pelo movimento e também de alimentar o sonho da luta camponesa como eles e tantos outros mártires tombaram e que fizeram parte da história camponesa que nos motiva hoje a nossa juventude continuar lutando e buscando dias melhores pro campo e pra sociedade que nos queremos construir.”

“Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé”. 2 Timóteo 4:7

 

Por Comunicação MPA