Convocação as ações da Via Campesina para 08 de março

unnamed

Arte: La Via Campesina

Para as mulheres da Via Campesina do mundo, o 8 de março é um dia de luta, resistência, denúncia contra o sistema capitalista, as transnacionais e o sistema patriarcal e machista, que oprime, explora e violenta as mulheres. Também é um dia de solidariedade com a luta de todas as mulheres.

Como campesinas, estamos plenamente comprometidas com a luta pela soberania alimentar como uma solução para a mudança sistêmaticas. Isso inclui a nossa luta pelo acesso à terra, água, a saúde e sementes. Utilizamos a agroecologia como uma prática política que contemple um mundo construído sobre os princípios de justiça e igualdade.

Nos últimos tempos, temos visto um aumento da violência contra as mulheres. Nossas lutas e resistência estão sendo criminalizados em um contexto de conservadorismos crescentes, de desmantelamento das políticas públicas e de violações dos direitos das mulheres obtidos a partir de longas lutas. A recente tomada de poder de governos de direita e as forças heteropatriarcais tem imposto um forte ambiente em que as mulheres são assassinadas com impunidade, são violentadas e sofrem violência das mais diferentes maneiras todos os dias, para manter e recolocar as mulheres no espaço privado, da casa, dos cuidados e dizem-nos que o nosso lugar não é na política e na vida pública e social.

Para isso é necessário que nós as camponesas do mundo neste 08 de março saimos às ruas, que nos mobilizamos, atuamos e defendemos nossos direitos, nossas terras, nossas sementes, nossos alimentos saudáveis e elevamos nossas voz dizendo Basta de Violência Contra as Mulheres cada organização levando suas bandeiras de luta e de acordo com seus contextos locais. Estamos comprometidas em construir alianças para a luta das mulheres campesinas contra o capital e a violência heteropatriarcal. Assim, apoiamos e nos unimos Greve Internacional da Mulher neste 8 de Março.

Basta de Violência Contra as Mulheres !!!

Globalizemos a Luta

Globalizemos a Esperança !!!

Por Via Campesina

Tradução: Comunicação MPA