Camponeses do MPA na Bahia realizam II Festival das Sementes Crioulas e IX Encontro Estadual

Cartaz do Festival. Arte: MPA

Cartaz do Festival. Arte: MPA

Como resultado da produção de sementes crioulas pelas mãos dos camponeses e camponesas que fazem parte do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), será realizado o II Festival das Sementes Crioulas nos dias 02 a 03 de fevereiro, 2018, no município de Brumado, Bahia, na praça da igreja São Cristóvão. Em seguida ao festival será realizado o IX Encontro Estadual do MPA na Bahia, com objetivo de reunir os camponeses e camponesas do Movimento de todo o Estado.

Este festival contará com a participação de camponeses e camponesas, entidades como AABA, ASA, CEDASBE, TEIA, MAB, MAM, MPP, MST e ASFAB com a presença do Governo do Estado da Bahia representado pelo Secretário Jerônimo Rodrigues da SDR, representantes da CAR-SUAF, além da participação do Deputado Estadual Marcelino Galo, entre outros.

Na oportunidade o MPA estará apresentando a experiência da produção de sementes crioulas, a partir dos 16 campos irrigados em comunidades distintas implantados nos três territórios baiano, Piemonte da Chapada Diamantina, Piemonte Norte do Itapicurú e Sudoeste–Vitória da Conquista, que está beneficiando diretamente mais de 500 famílias camponesas.

Durante o evento terá o Lançamento da “Campanha Adote Uma Semente”. O MPA em seu I Congresso Nacional em 2015, como parte do fortalecimento do trabalho de sementes e da Campanha da Via Campesina, lançou a iniciativa “Adote uma semente”. A iniciativa é que cada família camponesa do MPA adote e cuide pelo menos uma variedade de sementes e, assim, fortalece o trabalho dos guardiões com mais camponesas e camponeses cuidando as sementes.

A comunidade em geral e toda região estão convidados a participarem da abertura da Feira Camponesa na noite do dia 02 de fevereiro, sexta-feira, e de todo o dia 03 de fevereiro, conferir as exposições e trocas de sementes crioulas, comida típicas, artesanato e das manifestações culturais das comunidades presentes. A programação conta com quatro dias de festival para a capacitação de artistas locais. Na ocasião serão discutidos temas como a conjuntura sócio política do Brasil, semeando soberania, PL Agroecologia e PL Sementes, socialização de ações referências na prática agroecológica.

Em meio a produção de sementes geneticamente modificadas (transgênicos), adubos químicos e agrotóxicos, o pilar da geração de lucros para grandes corporações como a Monsanto, Sygenta e Bayer, o que temos vistos são grandes impactos no meio ambiente e para a saúde humana. O Festival das Sementes Crioulas torna-se um evento para confraternização da luta contra este modelo de produção que só visa o lucro e reunirá um público estimado em mais de 500 pessoas de vários municípios e estados vizinhos. A entrada é gratuita.

Traga sua semente! Seja bem-vindos ao 2º Festival das Sementes Crioulas da Bahia e ao IX Encontro Estadual do MPA na Bahia.

 

Por Comunicação MPA