A luta continua: camponeses/as de Rondônia realizam Assembleia

1

Camponeses/as do MPA mantem-se em luta. Foto: Comunicação MPA

Camponeses e camponesas do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) de Alta Floresta d”Oeste, Estado de Rondônia, realizaram uma Assembleia no último dia no dia 27 de maio. Com a presença de 120 camponeses/as a atividade teve por objetivo discutir sobre a Conjuntura Atual, Educação, Habitação, Festa Camponesa, entre outros temas que lhes diz respeito.Analisando a conjuntura e a situação atual da Classe Trabalhadora, o cenário político não é nada favorável. Se buscarmos um pouco do histórico da luta de classes no Brasil, os golpes que já vivemos ao longo de nossa história, o que estamos vivendo, não é a primeira vez.

Se falarmos em perca dos direitos trabalhistas, basta olharmos para a primeira semana do governo ilegítimo de Michel Temer, quantas conquista foram tiradas do povo brasileiro. Conquistas essas que a Classe Trabalhadora conquistou com muita luta.

Porém há muita luta a fazer, pois a presidenta eleita, Dilma Rousseff ainda não concluiu seu mandato, e como não cometeu nem um crime de responsabilidade fiscal, devemos lutar contra o Golpe que está sendo dado na Democracia e no povo brasileiro. Se o povo não se organizar e lutar, a tendência e de ficar muito pior, e isso, os camponeses e camponesas do MPA tem clareza.

 

Festa

A Festa Camponesa movimenta reúne camponeses/as de todo Estado. Foto: Comunicação MPA

Festa Camponesa

Este foi um dos pontos debatidos pelos camponeses/as na assembleia. A preparação da Festa Camponesa, que será realizada no dia 29 a 31 de julho de 2016, em Ouro Preto – RO. Destacou-se a importância de os camponeses organizar as sementes, mudas, enfim tudo, as trocas de sementes, café camponês e diversas apresentações. Sem esquecer do estudo, será realizado um Seminário para debater a importância de produzir Alimentos Saudável, livre de Agrotóxico.

 

Habitação: MINHA CASA MINHA VIDA

Habitação 2

Está tem sido uma das grandes lutas travadas pelo movimento, à Moradia Camponesa. Foto: Comunicação MPA

Na pauta de lutas do MPA desde o seu surgimento as moradias camponesas têm trazido dignidade as famílias. Os camponeses no município comemoram a construção de 50 novas moradias, são 50 famílias que estão morando em sua casa nova. Para o próximo período são mais 50 famílias camponesas que poderão realizar o sonho de que ter a moradia própria, afinal, a documentação já foi entregue à Caixa Econômica Federal, só falta realizar a assinatura dos contratos.

 

Educação

Habitação

A Educação Do e No Campo tem sido substituida pelo método à distância. Foto: Comunicação MPA

Os camponeses/as também realizaram o debate sobre a Educação à Distância (EaD) que já foi implantado em 3 escolas no município de Alta Floresta. No Estado, alunos, pais e alguns professores estão resistindo a este projeto que está sendo implantado nas escolas sem fazer nem uma discussão com a comunidade, simplesmente está sendo implantada. A comunidade tem feito diversas mobilizações e muitas discussão sobre este método de ensino. A única certeza é que os/as camponeses/as irão permanecer denunciando e fazendo luta por uma Educação No e Do Campo, por uma Educação de Qualidade.

 

Por Comunicação MPA

Foto: Comunicação MPA